Loading...

listas
listas

 12 ROMANCES MARANHENSES QUE ADOREI LER E QUE RECOMENDO

A seguir, você entrará em contato com o título de 12 romances escritos por autores maranhenses  que eu li e recomendo. Como sempre, trata-se de uma lista pessoal com a qual ninguém precisa concordar. Resolvi escolher apenas uma obra de cada autor, para aumentar o rol de talentos que tivemos e que ainda temos em nossas letras.

Resultado de imagem para a parede arlete

1 A PAREDE - de Arlete Nogueira da Cruz - uma história simples, porém envolvente que leva o leitor a refletir sobre a condição humana.

Resultado de imagem para aracelli meu amor

2 - ARACELLI, MEU AMOR - de José Louzeiro - A triste história de uma menina que foi seviciada por pessoas das altas rodas da sociedade. Livro inspirado em um acontecimento que chocou o Brasil

Resultado de imagem para concerto para flauta e martelo

3 - CONCERTO PARA FLAUTA E MARTELO - de Ronaldo Costa Fernandes - Narrativa complexa, mas que faz o leitor entrar em contato com personagens bem construídas e que podem esconder muitos mistérios.

Resultado de imagem para graúna em roça de arroz

4 - GRAÚNA EM ROÇA DE ARROZ - de Waldemiro Viana - A simplicidade da narrativa contrasta com a densidade da arquitetura romanesca desse livro que pode ser lido em um fôlego.

Resultado de imagem para maria da tempestade

5 - MARIA DA TEMPESTADE - de João Mohana - A bela história de Bárbara Sena é contada nesse envolvente livro que leva o leitor para dentro da história e mexe com as emoções.

Resultado de imagem para rei negro coelho

6 - REI NEGRO - de Coelho Neto - A saga do negro Macambira é contada de modo épico nesse romance de um dos maiores escritores do Brasil.

Resultado de imagem para o dono do mar

7 - O DONO DO MAR - de José Sarney - As lendas e os mitos dos mares deságuam nas páginas desse romance carregado de realismo mágico

Resultado de imagem para o mulato aluísio

8 - O MULATO - de Aluísio Azevedo - Romance que inaugurou o Naturalismo no Brasil. De modo bastante cru, o autor desnuda as mazelas do povo maranhense do século XIX.

Resultado de imagem para o ofício de matar suicidas

9 - O OFÍCIO DE MATAR SUICIDAS - de José Ewerton Neto - Narrativa que une o mistério e o humor em uma história inusitada.

 

Resultado de imagem para os tambores de são luís

10 - OS TAMBORES DE SÃO LUÍS - de Josué Montello - uma das mais belas narrativas sobre a trajetória do negro em nossa história. 

 

Resultado de imagem para um destino provisório

11 - UM DESTINO PROVISÓRIO - de Lucy Teixeira - A vida de alguém pode mudar em questão de segundos. Nesse romance forte e bem construído, temos um história que nos leva a pensar sobre muitos assuntos

Resultado de imagem para vencidos e degenerados

12 - VENCIDOS E DEGENERADOS, de José Nascimento Morais - Ótimo livro para a compreensão dos fatos sociais que marcaram a história dos negros no Maranhão.


 

13 MÚSICAS MARANHENSES DAS QUAIS SOU FÃ

 

Quem me conhece sabe que gosto de música bem elaborada e que o cantor não precise gritar para ser admirado.

Não sou fã de listas, mas resolvi fazer esta para colocar aqui 13 músicas maranhenses que sempre ouço. Poderiam ser mais, porém fiz um esforço para filtrar apenas treze.

Antes que alguém comece a contestar a lista, advirto que em momento nenhum digo que são as melhores, mas sim as de que mais gosto. Cada pessoa que faça a sua.

 

  1. BANDEIRA DE AÇO - De Papete, um clássico da música maranhense
  2. ORAÇÃO LATINA - De César Teixeira, aqui na voz de Gabriel Melônio, uma das letras mais revolucionárias de nossa discografia
  3. BIA - De Rogéryo du Maranhão, um cantor de afinação perfeita
  4. NOVILHO BRASILEIRO - de Coxinho, o grande hino do folclore maranhense
  5. LUAR DO SERTÃO - de Catulo da Paixão Cearense, aqui na bela voz de Maria Bethânia
  6. GAVIÃO VADIO - de Nicéas Drumont, um dos grandes compositores de nossa terra. Pena que partiu cedo.
  7. ILHA MAGNÉTICA - de César Nascimento, uma bela declaração de amor para a Ilha
  8. COCADA - de Antônio Vieira, aqui na voz de Rita Benneditto, a picardia e o talento de um mestre da música
  9. TEMPO CERTO - de Ubiratan Sousa, o Brasil parou para ver esse espetáculo
  10. CARCARÁ - de João do Vale, aqui acompanhado de Chico Buarque de Holanda, uma das mais emblemáticas músicas do Brasil
  11. O HOMEM DE NAZARETH, de Cláudio Fontana, a música fez imenso sucesso também na bela voz de Antônio Marcos
  12. GABRIELA - de Chico Maranhão - Um grande sucesso que até hoje ecoa

13. ENGENHO DE FLORES -de Josias Sobrinho, aqui na linda voz de Diana Pequeno. Um deleite para os ouvidos